360 Arquitetura – João Pessoa-PB

  • Cotidiano
  • Dicas
  • Projetos
10 jul

Luz natural na arquitetura

  • Blog
  • ambientação, apartamento, arquitetura, casa, luz, natural, paisagismo

Será que aquela luz acesa durante o dia é realmente necessária? Existem muitos ambientes projetados para a dependência da luz elétrica até durante o dia. Com o crescimento dos debates sobre saúde e sustentabilidade, a iluminação natural passou a ser vista como uma alternativa sustentável, que deixa o espaço mais bonito e proporciona bem estar. Por isso, na arquitetura, é cada vez mais necessário pensar projetos que valorizem esse tipo de iluminação

 

Os benefícios da iluminação natural

       1 . Sustentabilidade e economia

Para gerar energia elétrica, há diversos impactos no meio ambiente, seja  na água ou no ar com a emissão de gases do efeito estufa. A iluminação natural é uma alternativa sustentável, pois depende exclusivamente da luz do sol, e ainda garante economia financeira.

       2. Estética

A iluminação natural valoriza os componentes dos espaços, destacando cores, tamanhos, formas e texturas. Além disso, a sensação de conforto e plenitude nos espaços é potencializada, resultando em ambientes bonitos e aconchegantes.

        3. Saúde e bem estar

A luz natural é uma grande aliada da saúde física e psicológica. Esse tipo de iluminação ajuda no metabolismo e na produção de vitamina D, que melhora a absorção do cálcio e fortalece os ossos. No aspecto psicológico, previne os distúrbios do sono, favorece a concentração e melhora a produtividade.

 

O que levar em conta no projeto de iluminação natural

Antes de elaborar um projeto arquitetônico que priorize a iluminação natural, é preciso estudar o ambiente.  Uma varanda ou espaço com janelas grandes, por exemplo, pode ser escuro se não estiver na direção do sol. O profissional precisa analisar o clima da região, a quantidade de horas da incidência da luz solar, a quantidade de luz, entre outras questões.

Depois disso, é partir para o processo de criação, que pode ser feito de formas diferentes, utilizando diferentes técnicas.

 

Aliados da iluminação natural 

      1 . Iluminação zenital

A iluminação zenital é um sistema que distribui a luz natural nos ambientes através da cobertura. Pode ser feito com clarabóias, raios no sentido horizontal do telhado; lanternin,  que são duas aberturas em faces opostas; Shed, aberturas únicas na lateral; entre outras formas.

Como a luz nesse tipo de sistema vem do teto, a iluminação zenital favorece também ambientes localizados no meio da planta, que não são abertos para as partes externas.  

      2. Cores claras

As cores claras refletem a luz solar e tornam os ambientes mais iluminados. O branco, bege ou tons pastéis são aliados da iluminação natural. Abuse dessas cores tanto nas paredes, quanto na mobília.

      3. Vidros nas janelas/paredes

O vidro é um grande aliado da iluminação natural. Esse material pode ser usado nas janelas ou na paredes de diferentes formas, como as peles e tijolos de vidro. O tipo deve ser temperado, pois oferece maior resistência, filtra o calor e evita danos aos móveis e estofados.

Ao utilizar tijolos ou peles de vidro, para controlar a entrada de luz, uma dica é fazer https://beachyspharmacy.com/ uso de brises-soleil, ou simplesmente brises, na parte externa da construção. Essas lâminas favorecem a estética e ajudam na climatização do ambiente.

A iluminação natural é uma opção que oferece beleza aos ambientes e, ainda por cima, é sustentável e econômica. Com criatividade, atenção e planejamento, é possível criar projetos que priorizem esse tipo de iluminação, resultando em ambientes sofisticados, aconchegantes e benéficos à natureza.

 

Fontes:

Sustentabilidade:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/03/entenda-como-geracao-de-energia-eletrica-afeta-o-meio-ambiente.html
Estética e economia: https://taperinha.com.br/blog/iluminacao-natural-sustentabilidade-economia-e-bem-estar/
Iluminação zenital:
https://www.archdaily.com.br/br/872594/a-luz-zenital-como-solucao-de-iluminacao-natural-em-16-projetos
30 abr

A influência da ambientação no conforto e bem-estar

  • Blog

O ambiente trabalhado no projeto de arquitetura precisa ser planejado, personalizado e também partir de escolhas específicas para a sua utilização, ou seja, os desejos dos usuários. Atualmente, é difícil imaginar um espaço, seja ele residencial ou comercial, sem o apoio de um profissional para a execução da ambientação. Por isso, durante o processo projetual, a arquitetura de interiores considera vários fatores com o intuito de proporcionar uma determinada experiência a quem visita ou convivenaquele lugar.

As exigências dos usuários podem ser consideradas o ponto de partida para a personalização de um ambiente. A escolha de móveis, o seu posicionamento, a especificação de revestimentos, a definição de acabamentos a serem aplicados e a iluminação são pontos fundamentais. Ao estarem alinhados, todos esses itens contribuem para a satisfação física e psicológica de quem vai usufruir do espaço. Partindo desse pressuposto, fica claro o propósito de fazer do ambiente um lar, ou um local de trabalho confortável e produtivo.

Por outro lado, as características relacionadas à localização do ambiente são de extrema relevância. Para isto, são levados em consideração fatores ambientais, como temperatura, qualidade do ar, controle sanitário, incidência de luz e som. Estes fatores influenciarão nas decisões relacionadas ao tratamento do isolamento acústico, térmico, etc. Toda a estética flui a partir https://transparentpharmacy.net da adequação do conceito proposto por parte dos profissionais à personalidade e necessidades de quem contrata os serviços. 

Portanto, muito mais do que o tamanho do ambiente ou o custo dos elementos que são acrescidos a ele, o conforto físico e psicológico é um dos principais fatores com o qual os clientes devem se preocupar para alcançar a tão almejada sensação bem-estar.

27 mar

ARQUITETURA E SUSTENTABILIDADE: O FUTURO

  • Blog
  • sustentabilidade

Relacionar arquitetura e sustentabilidade é uma discussão que se faz presente desde gerações passadas. O crescimento descontrolado das metrópoles, em face ao desmatamento, diz muito sobre os desafios enfrentados pela arquitetura contemporânea. Por muitos anos, pensava-se nas práticas arquitetônicas voltadas para o sustentávelutilizando-as predominantemente por motivos estéticos, sem receber a atenção merecida para compor um cenário harmônico com a natureza. No entanto, atingir uma sustentabilidade multidisciplinar no mundo atual é uma discussão que vem sendo tratada tanto no âmbito acadêmico, quanto entre os profissionais atuantes no mercado.

Ações que minimizem os impactos ambientais são determinantes durante a concepção do projeto. Bons exemplos dessas ações são a http://www.gulfportpharmacy.com utilização de materiais naturais provenientes de fontes renováveis, assim como a aplicação de produtos que se baseiem num sistema racional de utilização de água em seus processos de fabricação e a potencialização do sistema de iluminação e ventilação natural.

Aplicar o sustentável lidando com o “já construído”, se torna um dos principais desafios, frente à melhoria de entornos degradados em busca de um reequilíbrio ecológico na relação entre seres humanos e o ambiente em que vivem.

Unificar a arquitetura com o ecologicamente correto é um compromisso fundamental dos profissionais da área, em busca de uma qualidade ambiental, social e cultural para o futuro.

08 mar

Mulheres na Arquitetura: Desafios e conquistas

  • Blog

Não é de hoje que as mulheres têm lutado por espaço no mercado profissional e pela igualdade dos direitos em relação aos homens. Devido a isso, um grande número de movimentos em prol de melhores condições de trabalho e de oportunidades iguais para as mulheres, vêm surgindo ao longo dos anos com cada vez mais força. De fato, é possível enxergar que atualmente ainda há diferença salarial devido a gênero, o assédio no trabalho ainda é recorrente, e a possibilidade de serem demitidas por se tornarem mães é uma realidade repugnante.

Na arquitetura não é diferente. Por décadas, o domínio dos homens no mercado arquitetônico é notável, enquanto mulheres, buscavam cada vez mais por oportunidade de estudo e de trabalho.  

Uma das pioneiras na arquitetura feminina, Marion Mahony Griffin (1871-1961), desmistificou o padrão masculino na profissão. Considerada por muitos uma das primeiras mulheres a ingressar no mundo da arquitetura, Marion, levou adiante seus estudos no MIT, e ganhou notoriedade no mercado, servindo de inspiração para gerações futuras. Desde então, é cada vez maior o surgimento de arquitetas que se tornam referências para jovens estudantes.

Célebres nomes surgiram posteriormente, como o de Julia Morgan (1872-1957), que foi a primeira mulher a ingressar no programa de arquitetura da École nationale supérieure des Beaux-Arts em Paris, e a primeira a exercer a profissão de arquiteta na Califórnia, sendo responsável pelo desenvolvimento de projetos voltados Carisoprodol buy  http://www.rustburgpharmacy.com/ para serviços às mulheres e meninas de seu país. Outro nome importante que perdura até os dias de hoje é o da arquiteta iraquiana Zaha Hadid (1950-2016), realizadora de belíssimas obras conceituais de alto-padrão, como o Millenium Dome, no Reino Unido, e o Vitra Fire Station na Alemanha. Zaha, foi ainda a primeira mulher da história a receber o prêmio Pritzker, desconstruindo a hegemonia masculina em uma das premiações mais importantes da arquitetura.

A luta das mulheres por espaço e oportunidades de trabalho continua, e sua representação como profissional ainda é um desafio que arquitetas renomadas e iniciantes devem assumir em busca de mudar uma cultura instituída e inspirar uma nova geração que deve prezar por igualdade e respeito em uma profissão que ajuda a conectar vidas e experiências.

11 jan

2018, um ano de novas tendências

  • Blog

Começar o ano com uma nova decoração parece uma tarefa difícil, mas não é. A cada ano que passa, novas tendências surgem e o interesse em criar um ambiente com um clima mais agradável e aconchegante é aspirado por muitas pessoas. De fato, o que mais influencia na ambientação são as cores e os materiais utilizados, portanto, trouxemos algumas dicas de como tornar o seu lar um lugar moderno e ao mesmo tempo confortável.

Apostar na decoração é indispensável para criar um ambiente harmonioso, pois proporciona qualidade de vida e bem-estar. Elementos naturais, como vasos de plantas pela casa podem trazer um ar de frescor e uma proximidade maior com a natureza dentro da sua própria casa. A iluminação e a ventilação, quando vindas do ambiente externo, propiciam também um ar de suavidade, natural e ao mesmo tempo prazeroso.

Se o rústico vem sendo cada vez mais preferido pelos decoradores, 2018 será o ano em que vão explorar ainda mais o estilo. Móveis e pisos amadeirados, além de também possibilitarem uma relação com a natureza, deixam a ambientação diferenciada, agregando mais elegância e sofisticação.

Uma das cores que mais fez sucesso entre as tendências de 2017 foi o rosa millenial, muito utilizado na pintura de paredes, móveis e objetos. Este ano, a pantone anunciou como cor do ano o Ultra Violet, uma cor order Stromectol http://www.slaterpharmacy.com provocante e profunda.  O tom roxo cria composições interessantes se misturado com tons mais neutros como o branco, o cinza ou até mesmo com o lilás ou o azul. Outra tendência que vem crescendo no mundo da decoração e coloração é o concreto, sendo utilizado na elaboração de pias, mesas, pinturas de paredes e objetos de decoração.

Em 2018, aproprie-se das novas tendências e faça da sua casa o seu lugar favorito.

18 set

Mudanças na arquitetura corporativa

  • Blog

A maneira de trabalhar mudou. Um profissional que precisava sair determinadas vezes para reuniões ou até mesmo se levantar para ir a outros setores diversas vezes durante o expediente, hoje em dia consegue resolver tudo diante do seu computador, sem se levantar da cadeira. Isso significa profissionais mais tempo sentados e trancados dentro de uma sala.

A mudança do mercado também criou a necessidade de uma reestruturação organizacional e tecnológica. Com o aumento da concorrência, mais empresas procuram por soluções arquitetônicas, em busca de um ambiente mais equilibrado, confortável e muito mais produtivo, gerando melhores resultados É importante lembrar que o papel da arquitetura corporativa vai muito além da elaboração da estética, decoração e layouts dos ambientes de trabalho.

O maior desafio é criar ambientes funcionais, adaptados às necessidades dos processos, melhoria na comunicação e na produtividade. Em projetos corporativos, existe também a preocupação com climatização dos ambientes, iluminação adequada, acústica eficaz e ergonomia do mobiliário. Estas são apenas algumas das inúmeras soluções a serem pensadas, criando uma harmonia com a imagem, marca, missão e valores da empresa.

E não para por aí. Fatores como a legislação trabalhista, normas regulamentadoras, prevenção contra incêndio e rotas de fugas, sinalização, acessibilidade e pisos adequados às atividades realizadas no ambiente, também são outros aspectos a serem pensados no projeto arquitetônico da empresa.

Criar um projeto eficaz e integrado ao perfil do cliente é a missão que o mercado corporativo nos dá e que nós cumprimos e aprimoramos a cada novo trabalho.

31 ago

Decoração Montessoriana

  • Blog

A decoração Montessoriana vem ganhando cada vez mais adeptos. O método consiste em permitir que a criança explore e aprenda por ela mesma, através da sua curiosidade. Para isso, é preciso deixar objetos à sua disposição. É quando entra o papel do arquiteto, que precisa pensar no desenvolvimento dos pequenos, deixando os objetos certos ao seu alcance, mas sem deixar de lado a segurança, evitando itens que não são adequados para que a criança tenha contato sozinha, colocando-os em armários ou nichos que ela não possa mexer.

Entre as diferenças de um quarto normal e um quarto com decoração Montessoriana estão:

  • Altura da cama: deve ser baixinha, proporcionando a autonomia da criança, sobretudo quando ela começa a engatinhar.
  • Móveis baixos: o mobiliário deve ser pensado a partir do ponto de vista dos pequenos, facilitando o acesso aos livros ou aos seus brinquedos.
  • Espelhos: o Método Montessori acredita que olhar o próprio reflexo faz parte do desenvolvimento. Para os bebês, o espelho pode ser aplicado na horizontal, mas quando a criança já é maiorzinha, o espelho deve ficar na vertical, possibilitando que ela se veja por completo. Independente da idade, é importante que seja muito bem instalado, evitando acidentes.
  • Minimalismo: um ambiente minimalista, com pouca informação, possibilita que a criança foque nos elementos que estão dispostos no quarto e aprenda a se concentrar melhor.
  • Cantinho da leitura: possibilitar que a criança tenha contato com livros, tornando o hábito de ler ou estudar em um momento agradável. Um costume que pode ser estimulado desde os primeiros meses de vida.
  • Barras laterais: para ajudar o bebê a se locomover sozinho, o Método Montessori indica que sejam instaladas barras horizontais no quarto, para que o bebê possa se segurar e se locomover sem a ajuda dos pais, contribuindo para sua independência e coordenação motora.

 

O quarto Montessoriano cresce junto com a criança e durante o seu crescimento algumas adaptações devem ser realizadas, já que as necessidades de um bebê que está começando a engatinhar são diferentes de um bebê que já anda e tem mais autonomia. Mas você pode contar com a experiência e toda a atenção aos detalhes da nossa equipe 360!

31 ago

Móveis multifuncionais: pequenos e cheios de utilidades!

  • Blog

Os espaços estão cada vez menores e as necessidades são muitas. Com apartamentos cada vez mais compactos, fica difícil colocar todos os móveis que você precisa dentro de um ambiente. Mas os móveis multifuncionais estão inovando cada vez mais, com design moderno, muita eficiência e, claro, economia de espaço!

Para todos os ambientes existe opções que se encaixam perfeitamente no seu apartamento, por menor que ele seja. Um baú, por exemplo, pode se tornar um banco, uma mesa de apoio, ou uma poltrona com espaço para guardar livros; um aparador pode se transformar em um pequeno home Office; ou uma mesa lateral pode virar um banco. Além dos móveis, algumas soluções no projeto do seu lar podem ajudar também a otimizar o espaço, por exemplo, já pensou em tirar uma das paredes do seu apartamento e colocar no lugar uma estante? As possibilidades são enormes para otimizar o espaço do seu lar ou até mesmo do seu escritório. Os móveis multifuncionais são peças bem-vindas na decoração e perfeitas para uso em espaços reduzidos. Vem conversar com a gente e conheça as possibilidades para o seu pequeno apartamento.

14 ago

Efeito Mármore

  • Blog
O mármore é símbolo de glamour há séculos. Agora está mais atual do que nunca e virou tendência!
O melhor é que não é preciso revestir uma grande área e nem mesmo utilizar o mármore de verdade para tornar o ambiente mais elegante. É possível colocar a textura com papel de parede, por exemplo, adesivos ou mesmo utilizar a pedra em pequenos detalhes ou objetos de decoração.
Com uma estética única e um design limpo, o mármore é capaz de transformar qualquer ambiente e ainda é possível brincar com as cores da pedra. E nada de deixar o mármore apenas na cozinha ou banheiro. Ele invadiu todos os ambientes da casa, podendo estar presente na sala, no quarto e onde mais você imaginar, podendo usá-lo em tampos de mesas, aparadores, armários, quadros com a textura do mármore e até luminárias.
Do piso ao teto, o mármore é bem-vindo! Já imaginou onde você gostaria de aplicar detalhes com a textura do mármore?
20 jul

Estamos de olho em cada etapa

  • Blog

Acompanhar o seu projeto do início ao fim é o nosso compromisso. A equipe do 360 assume a gestão da obra para garantir que toda a execução seguirá o projeto à risca, conforme planejado por nossos arquitetos e sonhado pelos nossos clientes.

O arquiteto responsável realiza visitas periódicas, de acordo com a necessidade de cada etapa do projeto.  Os prazos, por sinal, são uma das principais preocupações na hora de preparar o planejamento do projeto. Afinal, os clientes querem suas obras concluídas o quanto antes. Mas é preciso dar atenção a tudo que pode impactar significativamente o cronograma, incluindo feriados, férias de profissionais, tomadas de decisão junto ao cliente e diversos outros fatores que podem impactar no prazo final da entrega do projeto.

A equipe 360 fica de olho em cada detalhe para que tudo saia como planejado no seu projeto.

Av. Esperança, 1074, Empresarial Esperança, sala 201, Manaíra
João Pessoa-PB CEP: 58038-281

contato@360arquitetura.arq.br

(83) 3021-3999
(83) 9195-8261

  • Instagram
  • Facebook