Teoria da Cor

Existem estudos profundos que comprovam a influência direta das cores no centro psicológico dos seres humanos, portanto, mais do que o papel estético, elas também são importantes para a harmonia dos ambientes.

Nossa sensibilidade reage às cores de várias maneiras. São reações subjetivas que nosso sub-consciente percebe com mínimos detalhes e que as vezes passam desapercebidos pelo consciente. As cores quentes nos deixam alegres, passam energia, força, enquanto as cores frias acalmam e relaxam.

Cada cor tem seu poder, sua influência na vida de cada pessoa. Na realidade, este é um tema bastante complexo e extenso. Existem centenas de livros a respeito deste assunto. Como um breve resumo, a seguir, veremos um breve descritivo de como algumas cores funcionam no sub-consciente humano:

Vermelho

É uma cor que tem bastante energia. É a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. Estimula os movimentos, ajuda a combater o estresse e a falta de energia. Representa vida, atividade. Cor mágica em muitas culturas, que representa o sangue e a essência da vida. É também um sinal de ódio e de energia que deu errado e resultou em crueldade, tendo por isto se tornado o símbolo de Satã.

Seus tons e matizes sugerem muitas características, desde a determinação e vontade de cuidar dos outros à insensibilidade, violência e egoísmo. Quando esta cor é usada com equilíbrio, seu efeito é muito positivo. Para isso, devemos usar o verde, o amarelo-dourado, que significa sabedoria, ou o azul, que vai esfriar um pouco o vermelho. Por ser uma cor quente ela não é tão apreciada pela a maioria das pessoas. Pode ser usada em salas de estar, em detalhes ou para valorizar uma parede. Locais como teatros, restaurantes, bares e cassinos podem ser deliberadamente decorados com vermelho, pois esta cor estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo.

 

Curiosidade: No Japão, crianças com catapora são mantidas em um quarto totalmente vermelho, vestidas com roupas vermelhas para apressar o processo de cura.

Tons de Rosa

Mistura de branco com o vermelho, tons rosados proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes. Relacionada com o coração, amor e alegria. Favorece a empatia e o companheirismo.

Os tons róseos mais quentes têm efeito positivo, pois tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso. Ideal para serem colocados em casas ou asilos de pessoas idosas, pois não vão permitir que essas pessoas fiquem apáticas ou percam o interesse pela vida, ao contrário, vão causar uma mudança de personalidade onde essas ficaram mais ativas e vigorosas.

Laranja

É a cor da comunicação, do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança, da confiança, cor das pessoas que creem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. Ajuda a pessoa a despertar seu potencial, defender seu próprio ponto de vista e ser mais confiante. Os tons mais pálidos desta cor estimulam a comunicação das pessoas, bem como a descoberta e o desenvolvimento da criatividade. É uma cor de grande vitalidade e pode ser usada em lanchonetes, restaurantes etc.

O laranja-escuro deve ser usado com moderação, pois pode causar uma sensação de desamparo e insegurança. O laranja-claro proporciona uma sensação de aconchego, conforto, alegria e expressividade. As pessoas que entram num ambiente com tons alaranjados tendem a se sentir acolhidas.Todos os artistas criadores deveriam usar esta cor, principalmente acompanhada do azul.

 

Curiosidade: As laranjeiras fornecem flores generosas e, por isso, tanto nas culturas ocidentais como orientais, suas flores são usadas pelas noivas como um símbolo de fertilidade.

Amarelo

Também uma cor de grande energia, pois é associada à luz do Sol. É quente, expansiva e ativa a mente para abrir para novas ideias. Ajuda na aprendizagem, pois afeta o plexo solar (núcleo do sistema nervoso central, que é um dos principais centros provedores de informação do cérebro). Essa cor alimenta o ego, mas em demasia pode tornar a pessoa “egocêntrica”. O amarelo e o branco juntos devem ser usados com parcimônia, pois podem causar uma sensação de insegurança e instabilidade. Devemos usar com moderação os tons de amarelo-escuro, como o mostarda, pois em demasia podem exercer um efeito negativo como pessimismo e negatividade. Pode ser usado em halls, corredores e lugares onde têm pouca luz, pois dá uma sensação do espaço. Nos ambientes, o amarelo proporciona concentração, atenção. É excelente para ambientes onde serão desenvolvidas atividades intelectuais, como salas de estudo e escritórios.

 

Curiosidade: Os corpos dos aborígines australianos são pintados com ocre amarelo nas cerimônias funerárias. Na Idade Média tanto Judas como o Diabo eram representados vestidos de amarelo. A amarelo-ouro é o símbolo do Sol, significando o poder e a bondade de Deus, a auréola dos santos é dourada para mostrar a luz da vida eterna.

Verde

A cor é muito usada nos hospitais com base na crença de que ela ajuda no processo de recuperação da saúde. Aplicada nos ambientes, enseja tranquilidade, mas de forma ativa. Também provoca sensação de frescor e limpeza. Pode ser explorado em salas, cozinhas e banheiros. É a cor do equilíbrio e da harmonia. Ajuda a reduzir o estresse e a tensão, pois é um meio de baixar a pressão arterial. É uma cor que está associada à auto-estima e nos ajuda a fluir com os acontecimentos, dando uma sensação de liberdade e fluidez. É relaxante e repousante, mas não deve ser usada sozinha, pois pode deixar o ambiente estático. O verde-escuro proporciona uma sensação de força e estabilidade. O verde-claro é ótimo para crianças, que geralmente o adora. Ele afeta a área do coração e nos ajuda a ser mais afetuosos. O verde-maçã indica uma casa onde se dá importância às crianças, à família e aos animais. Pode indicar também pessoa que tende a acumular posses e não jogar nada fora. O verde usado com cores mais claras irradia uma energia de relaxamento e paz.

 

Curiosidade: Devido ao seu uso nas cerimônias pagãs, o verde foi banido pelos primeiros cristãos. Para os muçulmanos, o verde é sagrado e simboliza a imortalidade.

Azul

O azul é uma cor terapêutica que, diferente do verde, provoca uma tranquilidade passiva nos ambientes. É um tom altamente calmante. Leva a uma introspecção profunda sendo ideal para ambientes onde as pessoas pretendem relaxar como quartos, salas de relaxamento e clínicas.

Pode ser associdado à lealdade, integridade, respeito, responsabilidade e autoridade. No entanto, usado em demasia, pode deixar o ambiente frio e fazer com que a pessoa fique indiferente, retraída e com sono. O índigo pode trazer à tona velhos medos, portanto deve ser usado com o rosa. O azul-escuro e profundo é uma cor que remete à integridade e à honestidade. As pessoas que se entregam à mentira e são desleais não costumam se sentir bem em um ambiente com esta cor, pois ela tende a fazê-las se sentir culpadas. Ele pode ser usado com amarelo para ativar a mente e a intuição, com o vermelho para manifestar as emoções, com o rosa para trazer à tona o lado afetuoso e com o pêssego para estimular a criatividade

 

Curiosidade: O Deus dos Judeus ordenou aos israelitas que usassem um barrado azul em suas roupas. No norte da Europa, por volta de 1600, um pano azul era usado no pescoço para evitar doenças. Culturas asiáticas acreditam que vestir ou carregar algo azul afasta o mau olhado.

Violeta

Suas várias matizes representam sofisticação e denotam espiritualidade. É uma cor preciosa, luxuosa e que pode ser usada sem restrições, tanto em quartos como em salas. Essa cor tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico. Ela é associada a ideais nobres, como devoção e lealdade. O violeta representa o mistério, expressa sensação de individualidade, personalidade, associado à intuição e à espiritualidade, influenciando emoções e humores. Quando usado com o amarelo, estimula a introspecção para encontrar nosso eu. Quando usado com o verde estimula a generosidade e caridade. De todas as cores, a violeta é a mais poderosa, afeta muito as pessoas, portanto devemos usá-la com critério. Violeta-claro não deve ser usado sozinho, pois pode causar um desinteresse da pessoa pelo mundo.

 

Curiosidade: Tom especialmente sagrado para as culturas romanas e egípcias nas figuras de Júpiter e Osíris. Associa-se às dimensões sagradas, justiça, diligência, nobreza de espírito, pensamento religioso, idade avançada e inspiração. Na China o violeta simboliza a morte e é a cor das viúvas.

Púrpura

Ativa as emoções básicas e, para não causar desequilíbrio, deve ser usada com o verde.

Magenta

Cor muito animadora. É viva e dramática e estimula as pessoas a tomarem decisões. Deve ser usada, pelo menos nos detalhes, em empreendimentos comerciais. Grande harmonia quando usada com o verde.

Turquesa

É uma cor extremamente repousante e relaxante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente. Na cromoterapia, é usada como meio de acalmar o sistema nervoso.

Preto

Este tom, que representa a ausência de cor ou de luz, demonstra poder e elegância, mas deve ser usado numa elaboração bem feita. É imponente, mas só quando usado com outra cor. Do contrário, pode nos deixar indiferentes, inacessíveis e prepotentes ao extremo.

 

Curiosidade: Na Grécia antiga o preto simbolizava a vida, porque o dia nascia da escuridão. Já para os antigos egípcios, a negra lama do Nilo representava um renascer, e os gatos pretos eram considerados duplamente sagrados.

Marrom

Nos ambientes, dá a impressão de algo sólido, seguro e calmo. Também pode ser associada a ideias de natureza, rusticidade, estabilidade, estagnação, peso e aspereza. É a cor da estabilidade quando usada no seu estado natural como nos móveis. Transmite uma energia positiva.

 

Curiosidade: Nas culturas orientais acredita-se que o marrom incorpore toda a força natural do elemento terra. Na Idade Média, era a cor designada aos camponeses, e, portanto, é associada à humildade.

Branco

Na Arquitetura e Decoração, o branco pode ser usado como cor neutra mas também para dar uma ideia de pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade e esterilidade. Realça todas as cores. Pode fazer com que elas ganhem luminosidade e vida. Um ambiente todo branco, porém, pode dar a sensação de falta de força e profundidade.

 

Curiosidade: Pitágoras, o filósofo grego, acreditava que a cor branca continha, além de todas as outras cores, todos os sons. As tradições nipônicas consideram o branco a cor do luto. Para denotar inocência virginal, lírios brancos apareciam nas pinturas da Anunciação.

Cinza

Modernamente, o cinza é uma cor neutra mas também pode ser usada para significar elegância, humildade, respeito, reverência e sutileza. Embora muitos digam que é uma cor de neutralidade, seu efeito não passa desapercebido. É uma cor associada ao medo e negatividade, portanto devemos usar seus tons mais claros e sempre acompanhados com cores quentes.

 

Curiosidade: Essa cor foi utilizada pelos povos primitivos para marcar as paredes das cavernas e reclamar seus domínios. É uma cor sombria e foi utilizada pelas pessoas comuns durante o tempo de Carlos Magno, no século VIII.