Unimed – Setor de Oncologia

Hospital Alberto Urquiza Wanderley

Ao se desenvolver um projeto de arquitetura, seja qual for o uso que será dado ao espaço, é necessário fazer um levantamento de todas as necessidades, atentando-se à funcionalidade e estética do ambiente. Contudo, quando se trata de um ambiente hospitalar, algumas peculiaridades se fazem presentes devido ao uso bem específico, desde a manipulação de medicamentos pelo corpo médico, até o usufruto e estadia dos pacientes.

Durante o processo de elaboração do setor de Oncologia do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, uma inquietação ocupou o nosso pensamento, enquanto arquitetos: em meio a tantas preocupações técnicas, como fazer do ambiente hospitalar um local humano, que contribuísse para a diminuição das tensões e sofrimentos do paciente?

Foi assim que começamos a construir o conceito deste espaço de modo que o mesmo causasse uma repercussão positiva sobre o usuário, trazendo sensações de bem-estar que comprovadamente auxiliam na aceitação do tratamento médico e influenciam diretamente nos seus resultados.

Nossa intenção ao elaborar este projeto foi fazer com que o paciente, ao frequentar o setor de Oncologia, por mais que esteja numa situação de tratamento, pudesse “sentir-se em casa”, sentir-se acolhido no local que se propõe a trazer a sua cura, não mais sofrimento.

A Arquitetura tem uma característica muito peculiar que é a capacidade de transformar espaços, influenciando nas sensações das pessoas. Recursos de cenário como iluminação, painéis com imagens, aliados a determinados materiais que vão evoluindo com a tecnologia, são capazes de modificar o ambiente hospitalar tornando-o mais acolhedor ou até mesmo divertido, dependendo da proposta.

Para elaborar o setor de Oncologia do Hospital da Unimed, buscou-se sair do ambiente comum verde / branco / azul encontrado em quase todos os hospitais e espaços de saúde. Sabe-se que tais cores remetem à limpeza e têm a intenção de “acalmar” o paciente. Mas ao mesmo tempo tornam o ambiente frio, impessoal, às vezes até aterrorizador, por já ter se firmado na mente das pessoas como local de sofrimento. Na nossa proposta, buscamos passar a imagem de que as pessoas envolvidas, médicos, enfermeiros, etc, estão ali para cuidar do paciente, e que o ambiente preparado estará acolhendo com o mesmo cuidado que o paciente estaria recebendo em sua própria casa.

Como escritório criador deste projeto, podemos afirmar que conhecer e acompanhar o processo que envolve o tratamento do câncer foi uma experiência edificante e um aprendizado que levaremos para o resto de nossas vidas, enquanto profissionais e enquanto pessoas.

FICHA TÉCNICA:

Data: 2016

Local: João Pessoa – PB

Autoria: Giovani Andrade e Andreína Fernandes.

 




Gostou do projeto? Compartilhe