A influência da ambientação no conforto e bem-estar
O ambiente trabalhado no projeto de arquitetura precisa ser planejado, personalizado e também partir de escolhas específicas para a sua utilização, ou seja, os desejos dos usuários. Atualmente, é difícil imaginar um espaço, seja ele residencial ou comercial, sem o apoio de um profissional para a execução da ambientação. Por isso, durante o processo projetual, a arquitetura de interiores considera vários fatores com o intuito de proporcionar uma determinada experiência a quem visita ou convivenaquele lugar.
As exigências dos usuários podem ser consideradas o ponto de partida para a personalização de um ambiente. A escolha de móveis, o seu posicionamento, a especificação de revestimentos, a definição de acabamentos a serem aplicados e a iluminação são pontos fundamentais. Ao estarem alinhados, todos esses itens contribuem para a satisfação física e psicológica de quem vai usufruir do espaço. Partindo desse pressuposto, fica claro o propósito de fazer do ambiente um lar, ou um local de trabalho confortável e produtivo.
Por outro lado, as características relacionadas à localização do ambiente são de extrema relevância. Para isto, são levados em consideração fatores ambientais, como temperatura, qualidade do ar, controle sanitário, incidência de luz e som. Estes fatores influenciarão nas decisões relacionadas ao tratamento do isolamento acústico, térmico, etc. Toda a estética flui a partir https://transparentpharmacy.net da adequação do conceito proposto por parte dos profissionais à personalidade e necessidades de quem contrata os serviços.
Portanto, muito mais do que o tamanho do ambiente ou o custo dos elementos que são acrescidos a ele, o conforto físico e psicológico é um dos principais fatores com o qual os clientes devem se preocupar para alcançar a tão almejada sensação bem-estar.